Make your own free website on Tripod.com

 

Jesus Kids

by o Caminho

 

Yaohushua, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os impeçais de virem a Mim, porque dos tais é o reino dos céus. Mateus 19:14

De Adão à Eternidade!

By

A História de Deus - da Criação à Eternidade. Sob copyright.

 

ÍNDICE:

 
 

1 - A Criação

2 - A Queda da Humanidade

3 - A Família Dividida de Caim e Abel

4 - Noé e o Grande Dilúvio

5 - A Torre de Babel

6 - O Nascimento de uma Nação (Abraão a José)

7 - O Êxodo

8 - Os Dez Mandamentos

9 - Os Profetas Descrevem a Vinda do Salvador

10 - O Ministério de Yaohushua

11 - A Traição e a Crucificação

12 - Da Ressurreição à Eternidade

13 - O que Isso Significa para Você?

 


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com o ETERNO, e o Verbo era com o ETERNO. Ele estava no princípio com o ETERNO. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez. João/Yaohukhanan 1:1-3

NOTA DE O CAMINHO: Toda a criação foi feita por intermédio da Palavra (Yaohushua) e por isto...

1 - A Criação

No início Yaohushua criou os céus e a terra. A terra era sem forma, vazia, escura e coberta de água. O ETERNO, em espírito  flutuava sobre a água. E Yaohushua disse: "Haja luz", e ela apareceu. YAOHUH UL viu que a luz era boa.

 

Deus criou a Terra. Sob copyright.

Ele separou a luz da escuridão, e chamou a luz de "dia" e a escuridão de "noite". A tarde e a manhã foram o primeiro dia.

E Yaohushua disse : "Que haja um grande espaço entre as águas debaixo do céu e as de cima".

E Ele chamou o espaço de "céu". A tarde e a manhã foram o segundo dia.

Yaohushua disse: "Que as águas debaixo do céu se ajuntem em um lugar, e que haja um espaço seco".

Ele chamou o lugar seco de "terra"; e chamou de "mares" o ajuntamento de águas. YAOHUH UL viu que isso era bom. E Yaohushua disse: "Que a terra produza ervas, plantas e árvores frutíferas"; e isso aconteceu, e YAOHUH UL viu que tudo era bom.

o ETERNO existe mesmo? Como podemos saber? Se o ETERNO fez tudo, quem fez o ETERNO? Resposta

A noite tarde e a manhã foram o terceiro dia.

Yaohushua disse: "Que haja luzes no céu para determinarem as estações, os dias e os meses". Yaohushua criou duas grandes luzes; o Sol para governar o dia, e a Lua para governar a noite. Ele criou também as estrelas, e as espalhou pelo céu para que iluminassem a Terra. YAOHUH UL viu que isso era bom. A noite e a manhã foram o quarto dia.

Sol e lua. Sob copyright.

Peixes e pássaros. Sob copyright.

Yaohushua disse: "Que as águas fiquem cheias de criaturas vivas, e que as aves voem pelo céu". Yaohushua criou grandes animais marinhos e tudo o que se move nas águas. Criou peixes e aves, e viu que tudo era bom, e os abençoou dizendo: "Sejam frutíferos e se reproduzam". E a tarde e a manhã foram o quinto dia.

Yaohushua disse: "Que a terra se encha de criaturas vivas". Então ele criou os animais da terra, o gado e tudo que rasteja, para se reproduzirem; e YAOHUH UL viu que isso era bom.

E YAOHUH UL disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança". E Yaohushua formou o homem do pó da terra, e assoprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem tornou-se uma alma vivente.

Assim o ETERNO criou o homem à sua imagem. Ele criou o macho e a fêmea. Yaohushua chamou o primeiro homem de Adão; mais tarde, Adão chamou a mulher de Eva.

Jardim do Éden. Sob copyright.

E Yaohushua disse: "O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e serão uma só carne". Adão e Eva estavam nus, mas não se envergonhavam.

YAOHUH UL viu o que havia sido criado, e tudo era muito bom. A noite e a manhã foram o sexto dia.

Os céus e a terra ficaram prontos; no sétimo dia Yaohushua criou o sábado e terminou Seu trabalho. Ele abençoou esse dia e o santificou. Yaohushua também criou um jardim no Éden, onde plantou árvores bonitas e frutíferas por todos os lados.

Ele plantou duas árvores no meio do jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

Yaohushua mandou que o homem cuidasse de tudo o que havia no Jardim do Éden, e deu-lhe uma ordem: "Você pode comer à vontade de todas as árvores, menos da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Jamais coma o fruto daquela árvore. .

 

No dia em que fizer isso, você morre"

Para mostrar quanto amava Adão e Eva, Yaohushua supriu todas as suas necessidades, e um pouco mais, para que aproveitassem a vida ao máximo.

Deu-lhes também a capacidade de fazer escolhas, e a chance de usar bem esta capacidade. Yaohushua queria que Adão e Eva mostrassem quanto o respeitavam, obedecendo a uma ordem apenas: a de não comer de uma única árvore. Adão e Eva podiam usufruir todas as coisas.

Árvore da vida. Sob copyright.

Árvore. Sob copyright.

Para viverem felizes e em paz no lindo jardim, só precisavam confiar na sabedoria de o ETERNO, e respeitar a autoridade dele. Deveriam ser gratos e felizes pela vida e liberdade que tinham. Mas a liberdade só traz alegria quando sabemos fazer boas escolhas.

Muito antes de criar o homem, Yaohushua também deu liberdade de escolha aos anjos que havia criado. Ele queria ser honrado pelos anjos -- que moravam no reino celestial -- tanto quanto pelos homens.

   

Quase todos os anjos decidiram seguir ao ETERNO, e até hoje eles O adoram e obedecem, e ajudam muito as pessoas . Alguns anjos, no entanto fizeram uma péssima escolha. Eles rejeitaram o amor do ETERNO, e escolheram Lúcifer -- o anjo mais bonito que existia -- para ser o líder deles. Por ser arrogante e orgulhoso, Lúcifer perdeu sua posição de honra junto ao trono do ETERNO.

Por causa de sua rebeldia, foi expulso do Céu. Lúcifer desafiou ao ETERNO, dizendo em seu coração : "Erguerei meu trono acima das estrelas do ETERNO. Eu serei igual ao CRIADOR altíssimo".

Satanás. Sob copyright.

Lúcifer, também chamado nas Escrituras de diabo e satanás, quer a adoração que pertence só ao ETERNO. Satanás engana as pessoas só para ser adorado por elas. Ele chega até mesmo a se disfarçar de anjo de luz, mas suas mentir as e religiões falsas causam dor, sofrimento e destruição.

Então Yaohushua disse a Lúcifer: "Você vai ser lançado nas profundezas do Inferno que significa sepultura".

 

TOPO

Olhos de serpente. Sob copyright.

2 - A Queda da Humanidade

No lindo e recém-criado jardim, onde Adão e Eva moravam, satanás, disfarçado de serpente, encontrou-se com Eva.

Esta serpente era mais astuta do que todos os animais que o ETERNO havia criado. Ela perguntou a Eva: "Você tem certeza que o ETERNO disse para vocês não comerem de nenhuma árvore do jardim?"

A mulher respondeu: "Podemos comer de todas as árvores, menos da que está no meio do jardim, porque o ETERNO avisou: 'Se comerem daquela árvore, vão morrer'".

A serpente disse: "Vocês não morrerão. o ETERNO sabe que no dia em que comerem dessa árvore, seus olhos vão se abrir, e vocês serão iguais a Ele, e verão a diferença entre o bem e o mal".

Serpente. Sob copyright.

Desobediência. Sob copyright.

A Bíblia afirma que Satanás é o pai da Mentira e, claro, tentou enganar a mulher, e inventou mentiras sobre o ETERNO.

Quando a mulher viu que as frutas daquela árvore pareciam tão saborosas, eram muito bonitas e a deixariam muito sábia, ela pegou uma, comeu e ofereceu para seu marido, que estava ali pertinho, e ele também comeu.

Imediatamente seus olhos se abriram e seu espírito morreu. Eles perceberam que estavam nus, e ficaram envergonhados. Então, juntaram folhas de figo e improvisaram uma roupa.

Quando ouviram a voz de o ETERNO no jardim, no frescor da tarde, Adão e Eva se esconderam entre as árvores. Eles haviam morrido espiritualmente e não estavam mais em comunhão com o Senhor, pois confiaram em si mesmos, e não em o ETERNO.

 

o ETERNO então chamou: "Adão, onde você está?"

Adão respondeu: "Ouvi sua voz no jardim e fiquei com medo porque eu estava nu; então me escondi".

o ETERNO perguntou: "Quem lhe contou que você estava nu? Você comeu da árvore proibida?" Adão respondeu: "A mulher que o senhor me deu me ofereceu a fruta e eu comi".

O Senhor perguntou a Eva: "O que é que você fez?" Ela respondeu: "A serpente me enganou, e eu comi a fruta".

Adão vestindo a roupa de folhas. Sob copyright.

Serpente. Sob copyright.

Então o ETERNO disse à serpente: "Por causa disso, você será maldita entre todos os animais, e vai passar o resto da vida rastejando e comendo pó. Vou causar inimizade entre você e a mulher, e o descendente dela esmagará sua cabeça".

Esta é a primeira vez que a Bíblia fala sobre a vinda do Salvador, nascido de mulher, para derrotar o Diabo.

o ETERNO disse a Eva: "Vou aumentar seu sofrimento. Você vai sentir muitas dores quando tiver filhos, e será dominada por seu marido".

Eva falando com o Senhor. Sob copyright

Espinhos. Sob copyright.

E o ETERNO disse a Adão: "Você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore proibida. Por isso a terra está amaldiçoada, e pelo resto da vida você vai ter que trabalhar duro para poder comer".

"A terra vai produzir espinhos e ervas daninhas. E enquanto viver, você vai ter que suar para ganhar o pão de cada dia. Eu criei você do pó, e para o pó você voltará".

As roupas de folhas não cobriam Adão e Eva. o ETERNO, então, lhes fez roupas de pele de animais. o ETERNO precisou matar um animal para que o homem e a mulher tivessem com que se cobrir. Assim, por meio de Adão, o pecado e a morte entraram no mundo.

Antes mesmo da criação do mundo, o ETERNO tinha planejado perdoar a desobediência humana com a morte de um inocente. Ele sabia que as pessoas, sendo tolas, rejeitariam suas orientações e tentariam ser donas de suas vidas, mas fracassariam. o ETERNO chama essa rejeição de "pecado".

Roupas de pele de animal. Sob copyright.

No entanto, por amar o mundo, o ETERNO planejou enviar um Salvador, que morreria para que todos fossem

perdoados de seus pecados.

Querubim. Sob copyright.

o ETERNO expulsou Adão e Eva do jardim do Éden, e colocou anjos, chamados querubins, ao leste do jardim,e pôs uma espada flamejante, que se virava em todas as direções, para guardar a Árvore da Vida.

No momento em que Adão pecou, todas as pessoas foram condenadas à morte. Mas, na história de o ETERNO, a esperança nunca morre.

 

TOPO

 

 

 

 

Cain and Abel. Sob copyright.

3 - A Família Dividida de Caim e Abel

   

Eva ficou grávida e, ao dar à luz um menino, disse: "O Senhor me deu um filho homem". Ela deu à criança o nome de Caim.

Depois Eva teve outro filho, Abel. Abel decidiu ser pastor de ovelhas, e Caim escolheu ser lavrador. Num dia escolhido por o ETERNO, Caim reuniu alguns produtos de sua lavoura e ofereceu-os ao Senhor. Abel, no entanto, ofereceu uma ovelhinha. o ETERNO aceitou alegremente a oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim.

Abel Offering. Sob copyright.

   

A Bíblia diz que Abel confiava em o ETERNO, mas Caim não confiava. o ETERNO deixa bem claro na Bíblia que sem derramamento de sangue não há perdão de pecados.

 

No entanto, Caim se recusou a obedecer a o ETERNO, e não sacrificou um animal. Ao contrário, jogou a culpa em Abel, seu irmão. Quando estavam no campo, Caim atacou e matou Abel.

o ETERNO perguntou a Caim: "Onde está o seu irmão?"

Caim respondeu: "Não sei. Por acaso eu tenho que cuidar dele?"

Caim matando Abel. Sob copyright.

   

Caim amaldiçoado. Sob copyright.

o ETERNO insistiu: "O que é que você fez? O sangue de seu irmão clama a mim. Você vai ser amaldiçoado na terra encharcada com o sangue de Abel; sangue derramado por suas mãos".

Caim se afastou da presença do Senhor. Sua rebeldia contra o ETERNO causou o primeiro assassinato do mundo, e a primeira divisão em família.

Mas Adão e Eva tiveram muitos outros filhos e filhas.

 

TOPO

 

 

 

 

Rainbow. Sob copyright.

4 - Noé e o Grande Dilúvio

Com o tempo, os descendentes de Adão e Eva começaram a povoar a terra.

Assasinatos. Copyrighed.

Ao ver que a maldade humana estava por todos os lugares, e que as pessoas só pensavam em coisas ruins, o ETERNO ficou triste.

E disse: "Eu mesmo criei a raça humana, mas agora vou destruí-la". No entanto, o ETERNO estava contente com Noé, o único homem justo daquela época; um homem que lhe obedecia completamente.

o ETERNO falou com Noé: "O fim da humanidade está próximo. Existe muita violência por todos os lados. Vou destruir tudo o que existe, incluindo as pessoas.

Construa uma arca de madeira com bastante divisões. Cubra-a bem com piche, por dentro e por fora. A arca deve ter 150 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de altura; faça apenas uma porta.

Construindo a Arca. Copyrighed.

Os animais indo para a Arca. Sob copyright.

Você, sua esposa, seus três filhos e suas noras devem entrar na arca. Leve também um casal de animais de cada espécie; eles viverão com vocês. Mas coloque na arca sete pares dos animais que santifiquei".

Enquanto construía a arca, Noé avisava o povo: "Quem não honrar a o ETERNO vai ser morrer". Infelizmente, todo mundo zombava de Noé e ria do aviso que o ETERNO estava dando.

Arca na água. Sob copyright.

Noé e sua família acreditaram em o ETERNO e, na hora certa, entraram na arca, e o Senhor trancou a porta do barco.

o ETERNO mandou chuva durante 40 dias e 40 noites. A água também jorrava do fundo da terra, e ia cobrindo tudo. Com a subida da água, a arca começou a flutuar.

Finalmente, a água cobriu tudo que havia na terra, incluindo os montes e, até mesmo, as montanhas.

   

Todos os seres vivos morreram exceto um casal de cada espécie de animal terrestre. Os pássaros, o gado, os animais que andavam e rastejavam - todos se afogaram no dilúvio (veja Nota logo abaixo).

A terra ficou coberta de água durante 150 dias. o ETERNO, no entanto, cuidou de Noé e de todos que estavam na arca. o ETERNO, então, mandou que um vento começasse a baixar o nível da água.

Todos os seres vivos morreram. Sob copyright.

   

Quando a arca pousou nas montanhas do Ararate, e as plantas começaram a crescer novamente, o ETERNO falou com Noé . "Saiam da arca, e tirem os animais também", e todos saíram.

 
Altar. Sob copyright.

Noé construiu um altar e ofereceu sacrifícios ao Senhor. o ETERNO abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: "Multipliquem-se; tenham muitos filhos e povoem a terra. Continuem a comer plantas, e comecem a se alimentar de carne de animais. Quem matar outro ser humano deverá ser morto, porque o ETERNO fez o homem à sua imagem e semelhança".

     

o ETERNO prometeu a Noé: "Estou fazendo uma aliança com você e com seus descendentes. Nunca mais a terra será destruída por um dilúvio. Esta promessa vai ser selada com um arco no céu. Sempre que chover, você e eu veremos o arco-íris, e eu me lembrarei do que prometi".

A promessa de Deus. Sob copyright.
   

NOTA: A Bíblia indica que a Arca foi desenhada para prevenir a extinção do homem e de todos os animais TERRESTRES que respiram ar. o ETERNO não colocou as outras criaturas na Arca porque elas seriam capazes de sobreviver ao Dilúvio e se reproduzirem após o mesmo.

   
 

TOPO

 

 

 

Torre de Babel. Sob copyright.

5 - A Torre de Babel

Muito tempo depois do dilúvio, quando todo mundo ainda falava a mesma língua, muitas pessoas foram habitar nas planícies do Oriente.

Certo dia, elas decidiram o seguinte: "Vamos construir uma cidade e uma torre. Seremos famosos, e não nos separaremos uns dos outros".

   

Isso foi uma desobediência direta às ordens de o ETERNO para que se espalhassem e povoassem a terra. Além do mais, a torre que planejavam construir seria um lugar de adoração ao Sol, à Lua e às estrelas. Ela decidiram adorar a criação e não o Criador.

o ETERNO viu a cidade e a torre que estavam sendo construídas disse: "O povo é um só, e todos falam a mesma língua; assim, podem fazer tudo o que quiserem.

Construindo a Torre de Babel. Sob copyright.

E DEUS disse à Seu Filho, Yaohushua: Vamos descer e confundir suas palavras; assim um não vai entender o que o outro está dizendo". E foi o que o Senhor Yaohushua fez, e a construção parou.

 

TOPO

 

 

 

 

Abraham praying. Sob copyright.

6 - O Nascimento de uma Nação (Abraão a José)
Cerca de 400 anos depois do Dilúvio, Yaohushua, em espírito,  apareceu a um homem chamado Abrão, que vivia no Oriente Médio, na cidade de Ur.

   

Yaohushua lhe disse: "Deixe seu país e sua família, e vá para um lugar que vou lhe mostrar.

Farei de você uma grande nação, e seu nome será muito conhecido. Quem o abençoar também será abençoado, e quem o amaldiçoar será amaldiçoado. Todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de você".

E Abrão partiu, como o Senhor havia mandado, e chegou a um lugar chamado Canaã.

Mesopotâmia. Copyrighted.

 

 

Mesopotâmia              

Estrelas. Sob copyright.

Yaohushua apareceu mais uma vez a Abrão, e disse-lhe: "Esta terra será de seus descendentes. Olhe para o céu, e veja se você pode contar as estrelas. Também será impossível contar o número de seus descendentes".

Embora Abrão e Sarai, sua esposa, não tivessem filhos, ele acreditou em o ETERNO. Abrão era uma pessoa de fé, e por isso Yaohushua o considerou um homem justo.

Abrão perguntou: "Senhor, como posso ter certeza de que esta terra será minha?"

Yaohushua respondeu: "Vai acontecer o seguinte: seus descendentes viverão 400 anos num país estrangeiro,
onde serão maltratados e escravizados. Porém, mais tarde, eu julgarei aquele país. Só na quarta geração é que seus descendentes ficarão livres; quando saírem daquela terra, e voltarem para cá, trarão consigo uma grande fortuna".

Mas Sarai, esposa de Abrão, nunca pôde ter filhos, e já era idosa. Então ela conversou com Abrão: "Peço-lhe que tenha filhos com Hagar, minha escrava egípcia, pois eles serão considerados meus filhos".

 

Abrão concordou com o plano de Sarai. Embora amasse a o ETERNO, Abrão errou em não acreditar que o Senhor lhe daria um filho com sua esposa. O filho de Abrão e Hagar foi chamado de Ismael.

Treze anos depois, quando Abrão tinha 99 anos, o Senhor lhe apareceu de novo e disse: "Eu sou o o ETERNO Poderoso; ande na minha presença. Estou mudando seu nome para Abraão, que significa 'Pai de multidões'. E o nome de sua esposa será mudado para Sara, que significa 'Princesa'. Abençoarei sua esposa e ela terá um filho seu, e será mãe de nações".

Ismael. Sob copyright.
   
Então Abraão implorou ao Senhor: "Que Ismael viva diante de ti".
 
Abrão falando com Deus. Sob copyright.

o ETERNO lhe respondeu: "Atenderei seu pedido e abençoarei Ismael; multiplicarei os descendentes dele e farei dele uma grande nação". o ETERNO cumpriu sua promessa a Abraão, pois Ismael deu origem aos países árabes.

o ETERNO continuou: "Mas será com o filho de Sara e com os descendentes dele que farei uma aliança eterna".

     

Algum tempo depois, Sara deu à luz um filho, que foi chamado de Isaque. Quando Isaque já era grande, o Senhor pediu que Abraão provasse quanto O amava.

o ETERNO o chamou: "Abraão": "Estou aqui", ele respondeu. o ETERNO lhe ordenou: "Pegue seu filho, seu único filho Isaque, a quem você tanto ama, e vá para a terra de Moriá, Eu indicarei o monte onde você deverá sacrificar Isaque, como oferta queimada".

 Sarai com Ismael. Sob copyright.
Abraão e Isaque. Sob copyright.

No dia seguinte, bem cedo, Abraão levantou-se e chamou Isaque, como o ETERNO lhe havia ordenado, e partiram. No terceiro dia de caminhada, Abraão olhou adiante e viu o lugar indicado pelo Senhor.

Ele pegou a lenha do sacrifício e deu-a para Isaque carregar.
Abraão pegou uma tocha e uma faca, e os dois subiram o monte juntos.

Isaque perguntou: "Pai, nós temos o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?"

Abraão respondeu: "Meu filho, o ETERNO proverá um cordeiro para a oferta queimada".

Isaque. Copyrighed.

Isaque no altar. Sob copyright.

Os dois subiram até o lugar indicado por o ETERNO. Abraão construiu um altar e arrumou a lenha.

Depois amarrou Isaque e o deitou sobre a lenha, no altar.

A seguir, Abraão pegou a faca e preparou-se para matar o filho.

Nesse exato momento um anjo do Senhor gritou do céu: "Abraão, Abraão".

"Eis-me aqui", ele respondeu. O Senhor disse: "Não faça nada a Isaque; agora tenho certeza que você me ama acima de tudo, pois não pouparia o seu único filho".

Abraão levantou a cabeça e, olhando para trás, viu um carneiro com os chifres presos numa moita. Abraão pegou o animal e o sacrificou em lugar de seu filho.

A Bíblia diz que Abraão sabia que o ETERNO cumpriria suas promessas em relação a Isaque, nem que fosse preciso ressuscitá-lo dos mortos, nos últimos dias...

Porque Abraão tinha fé em o ETERNO, o Senhor lhe prometeu: "Vou abençoar muito você. Seus descendentes serão tão numerosos quanto as estrelas do céu. Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de seu filho, porque você Me obedeceu".

Abraão encontrando o cordeiro. Sob copyright.
O sacrifício de Deus para o mundo. Sob copyright.

Abraão ficou muito alegre pois entendeu que o Salvador, prometido há muito tempo lá no Jardim, seria descendente dele.

O teste que o ETERNO fez com Abraão também ilustrou como o ETERNO, o Pai celeste, um dia ofereceria seu único e amado filho , Yaohushua, em sacrifício a favor do mundo todo.

 

TOPO

 

 

 

 

Pharoah. Sob copyright.

7 - O Êxodo

Mais tarde, Isaque se casou e teve filhos gêmeos - Esaú e Jacó. Mais tarde, o ETERNO mudou o nome de Jacó para 'Israel', e ele foi escolhido para dar continuação à descendência prometida.

Jacó teve 12 filhos. Um deles, José, foi vendido como escravo pelos próprios irmãos, mas a providência divina fez com que ele se tornasse governador do Egito, e José trabalhou ao lado do poderoso Faraó.

Faraó falando. Sob copyright.

José era um homem de o ETERNO e perdoou seus irmãos. Quando houve uma grande fome no mundo, ele chamou todos os seus parentes para morarem no Egito. Assim, 70 descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, conhecidos como "Os Filhos de Israel", mudaram-se para o Egito, onde mais tarde seriam escravizados -- exatamente como o ETERNO havia dito a Abraão.

Os Filhos de Israel tiveram muitos filhos, e povoaram o Egito. Mas outro faraó, que não tinha conhecido José, começou a ficar preocupado.

Ele foi conversar com seu povo: "Olhem, os Filhos de Israel - esses hebreus - são mais numerosos que nós. Precisamos ficar atentos. Se permitirmos que continuem a se multiplicar, eles poderão se juntar ao inimigo e lutar contra nós, caso entremos numa guerra".

Egípcios maltratando israelitas. Sob copyright.

Os egípcios, então, decidiram escravizar os hebreus. Os feitores cruéis sobrecarregaram os Filhos de Israel com um trabalho muito pesado. No entanto, quanto mais judiados, mais o povo crescia, com as graças do Senhor.

O Faraó, então, chamou as parteiras dos hebreus e deu-lhes uma ordem: "Quando as hebréias tiverem meninas, deixem as crianças viverem, porém matem todos os meninos que nascerem daqui por diante".

Uma mulher hebréia escondeu o filho recém-nascido durante três meses; depois disso, já não dava mais. Assim, ela colocou o bebê numa cesta vedada com piche, e colocou-o na beira do rio.

Quando a filha de Faraó foi tomar banho, ela viu a cesta no meio das plantas e foi olhar.

Moisés bebê. Sob copyright.
Moisés bebê tirado da água. Sob copyright.

Ao ver o bebê chorando, a princesa sentiu pena dele e disse: "Esta criança é filha de um dos hebreus".

Ela levou o nenê para casa e criou-o como se fosse seu próprio filho. A princesa deu-lhe o nome de Moisés, que significa "Tirado das Águas".

Como filho da princesa, ele herdaria o trono egípcio e toda sua riqueza. Quando Moisés ficou adulto, ele foi visitar seus parentes hebreus que ainda eram escravos.

Enquanto observava o sofrimento deles, Moisés viu um egípcio batendo num hebreu. Quando achou que ninguém estava olhando, ele matou o egípcio e escondeu o corpo na areia.

No entanto, o Faraó ficou sabendo da morte do egípcio e mandou que matassem Moisés. Moisés fugiu e foi viver em um lugar chamado Midiã.

Moisés impede o egípcio de bater no hebreu. Sob copyright.

Quarenta anos mais tarde, aquele Faraó morreu. Os Filhos de Israel choravam na escravidão; o ETERNO ouviu o lamento deles e decidiu cumprir a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó.

Sarça ardente. Sob copyright.

Moisés Moisés havia se tornado pastor de ovelhas. Um dia, quando estava cuidando do rebanho no deserto, um anjo do Senhor lhe apareceu no meio de um arbusto que estava em chamas. Uma coisa incrível acontecia: o arbusto estava pegando fogo mas não se queimava!.

Moisés pensou: "Tenho que descobrir por que o arbusto, mesmo em chamas, não se queima todo".

Ao se aproximar, o ETERNO o chamou do meio do arbusto: "Moisés. Moisés".

"Estou aqui", respondeu Moisés.

o ETERNO avisou: "Não chegue mais perto. Tire os sapatos, pois você está pisando em terra santa. Sou o o ETERNO dos seus pais, o o ETERNO de Abraão, de Isaque e de Jacó".

Moisés escondeu o rosto, pois estava com medo de olhar para o ETERNO. O Senhor disse mais: "Tenho visto as aflições do meu povo no Egito, e ouvi seu lamento. Sei quanto têm sofrido.

Vim libertá-los das mãos dos egípcios. Vou levá-los para uma terra boa, onde há muito leite e mel.

Moisés orando. Sob copyright.

Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel."

Escute, Moisés. Vou mandar você falar com Faraó e pedir-lhe que deixe meu povo, os Filhos de Israel, sair do Egito". Moisés respondeu: "Quem sou eu para ir falar com Faraó? Não sou a pessoa certa para tirar o seu povo do Egito, Senhor! Quando eu disser aos Filhos de Israel: 'O o ETERNO de seus pais me mandou aqui', e eles perguntarem: 'Como é o nome dele?', o que é que eu respondo?"

o ETERNO falou a Moisés: "EU SOU O QUE SOU. Você vai dizer o seguinte aos filhos de Israel: 'EU SOU me mandou aqui.'"

Moisés argumentou: "Ah! meu Senhor, eu me confundo todo com as palavras. Não sei falar direito. Eu gaguejo muito".

Arão e Moisés. Sob copyright.

o ETERNO perguntou: "Quem fez a boca do homem? Não fui eu, o Senhor? Agora vá. Seu irmão, Aarão, fala muito bem. Ele vai ser seu intérprete. Vou ajudar vocês dois. Vou lhes ensinar o que falar e fazer.

Quando retornar ao Egito, você fará milagres em frente do Faraó. No entanto, vou endurecer o coração dele, e ele não deixará o povo sair. Você tem que dizer a Faraó: O Senhor disse: Israel é meu filho, meu primogênito. Deixe meu filho ir me adorar. Se você não concordar com isso, vou matar o seu filho, o seu primogênito.'"

Moisés e Aarão foram falar com Faraó e deram-lhe o recado de o ETERNO. Eles disseram: "O Senhor o ETERNO de Israel disse: 'Deixe meu povo ir.'"

Sarça ardente. Sob copyright.

Mas Faraó respondeu: "Quem é esse Senhor, para que eu o obedeça e deixe os israelitas saírem? Não conheço o Senhor e não vou deixar o povo sair daqui".

Assim, Moisés falou com o ETERNO: "Por que o senhor me mandou lá? Fui conversar com Faraó em seu nome, mas o senhor não libertou o seu povo".

Eu sou o Senhor. Eu apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó usando apenas o nome de o ETERNO Poderoso".

o ETERNO, então, explicou a Moisés que logo, no Egito, ele se revelaria como Jeová, o Salvador, e mostraria aos egípcios que deveriam adorar o  o ETERNO único e verdadeiro, o Criador, e não os deuses que eles haviam criados. O Senhor disse a Moisés: "Volte a falar com Faraó. Pegue sua vara e estenda sua mão sobre as águas do Egito".

Moisés e Aarão fizeram o que o ETERNO mandou, e bateram com a vara no rio. A água se transformou em sangue. Os peixes morreram, o rio ficou cheirando mal e os egípcios não tinham mais água nenhuma para beber.

o ETERNO falou novamente com Moisés: "Vá conversar de novo com Faraó, e diga-lhe: 'O Senhor disse: Deixe meu povo ir me adorar. Se você se recusar, prometo que todo o Egito vai ficar cheio de rãs.'"

Água transformada em sangue. Sob copyright.
Rãs. Sob copyright.

Mas Faraó não obedeceu. As rãs começaram a aparecer, e cobriram o Egito todo. Elas entraram nas casas, invadiram os quartos, pularam nas camas, e esconderam-se nos fornos e nas tigelas.

Faraó, então, chamou Moisés e Aarão e implorou: "Vão, supliquem ao Senhor que acabe com as rãs, e deixarei o povo ir".

Mas quando se viu livre da praga, ele endureceu o coração, exatamente como o Senhor havia dito. Então o ETERNO continuou a mandar pragas sobre o Egito.

Faraó sempre implorava para que a praga se acabasse, mas nunca cumpria o que prometido, e não deixava o povo ir.

o ETERNO transformou todo o pó do Egito em piolhos. As pessoas e os animais ficaram infestados de piolhos. Os mágicos egípcios disseram a Faraó: "Isso é coisa de o ETERNO".

A seguir, o ETERNO enviou enxames de moscas sobre Faraó e seus servos. Mandou também um praga terrível que acabou com o rebanho do Egito; mas nenhum animal dos Filhos de Israel morreu.

Piolhos. Sob copyright.
Úlceras. Sob copyright.

Moisés, então, se colocou diante de Faraó e jogou um punhado de cinzas para cima. As cinzas provocaram feridas nos egípcios e em seus animais. Depois, o Senhor avisou que iria fazer chover pedra sobre o Egito. Quem acreditou nas palavras de o ETERNO escondeu seus empregados e os animais dentro de casa. Mas quem fez pouco caso do que ele disse, deixou os empregados e o rebanho para fora.

     

Então caíram do céu pedras misturadas com fogo, e arruinaram a plantação, destruíram as árvores e mataram empregados e animais que estavam fora de casa. As pedras só não caíram na terra de Gosem, onde os israelitas moravam.

A seguir, o ETERNO mandou uma praga de gafanhotos. Os insetos tomaram conta do Egito a tal ponto que o país ficou totalmente escuro. Eles comeram todas as plantas que não foram destruídas pelas pedras. Não restou nenhuma folha verde em todo o Egito.

Fogo e saraiva. Sob copyright.
     
Gafanhotos. Sob copyright.

Depois, o Senhor mandou uma escuridão tão grande que quase podia ser tocada. Durante três dias o Egito ficou mergulhado em trevas profundas. Ninguém enxergava um palmo adiante do nariz; ninguém podia sair de casa. Porém, nas casas dos Filhos de Israel havia luz.

     

Mesmo assim, Faraó não permitiu que todo o povo saísse, e até ameaçou Moisés: "Saia da minha frente. No dia em que você aparecer por aqui de novo, vai morrer".

Moisés respondeu: "Você está certíssimo! Nunca mais nos veremos!"

E o ETERNO disse a Moisés: "Vou mandar só mais uma praga, e aí será Faraó quem vai implorar para o povo ir embora.

Esta praga vai matar todos os primogênitos do Egito, desde o filho de Faraó - o rei - até o filho do empregado mais humilde. Haverá um choro desesperado por todo o Egito; um choro como nunca se ouviu antes nem se ouvirá depois.

Cordeiro. Sob copyright.

Moisés, reúna todo o povo de Israel e diga-lhes o seguinte: 'Cada família deve escolher um cordeiro de um ano de idade, macho e sem nenhum defeito. Daqui a quatro dias, ao entardecer, todos devem matar o animal escolhido.

Molhem um maço de hissopo no sangue do cordeiro e salpiquem os batentes das portas. Ninguém deve sair de casa antes do amanhecer. Vocês têm de comer a carne, assada no fogo, na mesma noite; mas não quebrem nenhum osso do animal. A carne deve ser comida com pão sem fermento. Tem que ser assim, pois é a Páscoa do Senhor.

Passarei pela terra do Egito e matarei todos os primogênitos, tanto gente quanto animal. Também julgarei todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. E o sangue nos batentes é a garantia de vida nas casas em que vocês estiverem, pois não permitirei que o destruidor mate ninguém onde houver sinal de sangue. Para não se esquecerem desta data, vocês deverão celebrar anualmente a refeição do pão sem fermento. Esta celebração será chamada de 'A Páscoa do Senhor.'"

Os israelitas fizeram tudo exatamente como o ETERNO havia ordenado por meio de Moisés e Aarão e aqui estava surgindo a Igreja judaica-messiãnica do Senhor!

A Páscoa de Senhor. Sob copyright.
Primogênitos mortos. Sob copyright.

À meia-noite tudo aconteceu. o ETERNO matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho de Faraó, o rei, até o filho de quem estava preso; até mesmo as primeiras crias dos animais foram mortas.

Faraó e seus empregados, e todos os egípcios, acordaram no meio da noite, e houve muito choro naquela terra, pois não havia nenhuma casa onde alguém não tivesse morrido.

     

Mas ninguém morreu nas casas que haviam sido borrifadas com sangue. Assim também será nos fins dos tempos, quando estiverem caído as pragas!

Então, de noite mesmo, Faraó mandou chamar Moisés e Aarão e disse: "Acordem todo mundo. Vocês e os israelitas devem se afastar do meu povo. Saiam; vão adorar ao Senhor como tanto querem".

Portas marcadas com sangue. Sob copyright.
   
Partindo do Egito. Sob copyright.

E os egípcios apressaram os israelitas, implorando-lhes que partissem o mais rápido possível. "Se vocês não forem embora, todos nós morreremos!", eles choravam. Na saída, os egípcios deram suas jóias e ouro para os hebreus.

E os Filhos de Israel - numerando milhões de pessoas - saíram, levando seus rebanhos.

   

Tudo aconteceu exatamente como o ETERNO havia dito a Abraão. Seus descendentes foram escravizados, e foi na décima quarta geração que se livraram do cativeiro, e saíram levando uma grande riqueza. Assim, essa grande nação, que o ETERNO chamou de seu "primogênito", deixou o Egito e acampou à beira do deserto.

O Senhor falou novamente com Moisés: "Faraó logo vai pensar que os Filhos de Israel estão perdidos no deserto. Vou endurecer o coração dele, e ele perseguirá vocês. No entanto, a honra será toda minha, e os egípcios saberão que eu sou o ETERNO".

As coisas aconteceram como o ETERNO previu.

Moisés. Sob copyright.
     
As carruagens de Faraó. Sob copyright.

 Faraó e seus soldados voltaram-se contra os israelitas: "Por que deixamos os escravos israelitas partirem?"

Faraó, então, tomou 600 de suas melhores carruagens, convocou todo o seu exército e saiu atrás deles. Os egípcios alcançaram os ex-escravos perto do Mar Vermelho, onde estavam acampados.

     

Os israelitas ficaram aterrorizados quando viram os egípcios, e clamaram ao Senhor.

Moisés disse ao povo: "Não tenham medo! Fiquem calmos e observem como o ETERNO vai nos salvar. Vocês estão vendo estes egípcios pela última vez. O Senhor vai lutar por nós".

o ETERNO falou a Moisés: "Erga sua vara, estenda seu braço sobre o mar e divida-o. Os Filhos de Israel caminharão em terra seca, no meio das águas".

Moisés fez o que o Senhor ordenou. o ETERNO mandou um vento forte do leste separar as águas, e os israelitas atravessaram o mar, pisando em chão seco; as águas formavam um muro dos dois lados do povo.

Todo o exército de Faraó - cavalos, carruagens e cavaleiros - saiu perseguindo os israelitas pelo mar seco.

Abrindo o Mar Vermelho. Sob copyright.
     

o ETERNO, porém, atrapalhou os soldados egípcios, fazendo com que as rodas das carruagens caíssem, impedindo que avançassem.

     
Mar Vermelho. Sob copyright.

Os egípcios entraram em pânico: "Vamos fugir, pois o Senhor está lutando pelos israelitas".

o ETERNO falou com Moisés: "Estenda seu braço sobre o mar". Moisés estendeu o braço, e o mar voltou ao lugar. Os egípcios tentaram escapar, mas o ETERNO os derrotou no meio do mar.

     

Moisés estendeu o braço, e o mar voltou ao lugar. Os egípcios tentaram escapar, mas o ETERNO os derrotou no meio do mar. A água cobriu o exército de Faraó, suas carruagens e seus cavalos. Tudo e todos foram destruídos. Mas os Filhos de Israel atravessaram, em terra seca, para o outro lado. Quando os israelitas viram o grande milagre que o Senhor havia feito contra os egípcios, ficaram impressionados, e reverenciaram a o ETERNO e acreditaram no Senhor e em Moisés, seu servo.

Mar Vermelho. Sob copyright.
     
 

TOPO

 

 

 

Honrem seu pai e sua mãe. Sob copyright.

8 - Os Dez Mandamentos

     
No entanto, assim que ficaram livres dos egípcios, os israelitas se queixaram a Moisés: "Você nos trouxe para este deserto para que morrêssemos. Não temos nem água e nem comida".

o ETERNO, em sua grande misericórdia, disse: " Prestem atenção: vou fazer cair pão do céu. Todos os dias, vocês se levantarão e recolherão os pães, menos no Sábado, que é o Meu dia".

Maná. Sob copyright.
     
Monte Sinai. Sob copyright.

E foi o que aconteceu; os israelitas chamaram aquele pão de "maná". o ETERNO também providenciou água para o povo.

Logo depois, os israelitas acamparam em volta de um monte, no deserto do Sinai. De repente, houve trovões e relâmpagos no monte; uma nuvem espessa apareceu, e ouviu-se o som de uma trombeta - um som tão alto que o povo estremeceu. E o Senhor, envolvido em fogo, desceu ao monte, e o monte inteiro tremeu.

     
o ETERNO mandou que Moisés subisse ao tope do monte e disse-lhe o seguinte: "Eu sou o Senhor seu o ETERNO. Fui eu que o tirei da terra do Egito; que o libertei da escravidão". E enquanto falava, o Senhor Yaohushua, escrevia os Dez Mandamentos em duas tábuas de pedra, símbolo de eternidade!

Estes são os Seus Mandamentos:

Moisés. Sob copyright.
 
Não adorem a nenhum outro deus -- só a Mim (note que Mim é singular e não plural).

Não façam nenhum tipo de ídolo nem adorem imagens.

Não usem o nome do Senhor, o seu o ETERNO, com falta de respeito.

Lembrem-se que o sétimo dia , o Sábado, é um dia santo, de descanso e não se faz obras remuneradas!

Honrem seu pai e sua mãe.

Não matem.

Não adulterem.

Não roubem.

Não inventem mentiras sobre as outras pessoas.

Não cobicem a casa nem as propriedades e nem a mulher de seu próximo.

 
     
Altar. Sob copyright.

Com estes mandamentos, o ETERNO deixou bem claro qual era seu padrão de santidade. Ele também instruiu Moisés sobre o que deveria ser feito quando alguém desrespeitasse suas leis.

Ele disse: "Construa um altar de terra e dedique-o a mim. Use-o para oferecer os sacrifícios, e abençoarei vocês. O sangue cobrirá seus pecados, e eu perdoarei vocês".

     
 

TOPO

 

 

 

Profeta. Sob copyright.

9 - Os Profetas Descrevem a Vinda do Salvador

Depois de 40 anos no deserto, finalmente os israelitas - hoje também chamados de judeus - entraram em Canaã, a terra prometida. Infelizmente, os moradores de Canaã não aceitaram Jeová como o ETERNO, e lutaram contra os filhos de Israel. o ETERNO, no entanto, protegeu os judeus enquanto tomavam posse da terra prometida a Abraão, a Isaque e a Jacó.

o ETERNO mandou que os sacerdotes se encarregassem dos sacrifícios de animais e que liderassem os cultos. Uma vez por ano, o sumo sacerdote escolhido colocava-se atrás da cortina sagrada, que separava o povo da santa presença de o ETERNO. Ali, o sacerdote intercedia pela a nação junto a o ETERNO.

Depois de muitos anos, os israelitas coroaram um rei chamado Davi. Foi o ETERNO quem escolheu Davi, e o chamou de "um homem de acordo com o meu coração".

O templo sagrado. Sob copyright.

   

O Senhor falava com o povo por meio de Davi e de outros homens dedicados, conhecidos como "profetas". Quando os israelitas pecavam, o Senhor falava contra eles por meio dos profetas, avisando que se não se arrependessem, ele permitiria que outra nação governasse a terra deles.

   
Israel deixando sua terra. Sob copyright.

Apesar de todos os avisos, os israelitas desobedeceram a o ETERNO e rebelaram-se, rejeitando suas leis e matando os profetas que testemunhavam contra eles.

Finalmente, depois de 800 anos de rebeldia, os israelitas foram arrancados de sua própria terra e tornaram-se escravos na Assíria e na Babilônia.

o ETERNO, no entanto, continuou a falar por intermédio dos profetas durante o cativeiro dos judeus. Algumas mensagens eram de arrependimento e outras eram profecias sobre o Salvador que resgataria a humanidade pecadora.

   

Ao profeta Miquéias foi revelado até mesmo a cidade onde o Salvador nasceria, e descreveu sua natureza eterna dizendo: "De Belém virá aquele que governará Israel.

 

Ele vive desde a antiguidade e viverá para sempre".

o ETERNO também revelou que o Salvador seria um descendente do rei Davi. Por meio do profeta Malaquias, o Senhor descreveu um mensageiro especial que anunciaria a vinda do Salvador e prepararia o povo para recebê-lo.

A vinda de Jesus. Sob copyright.
   

Zacarias profetizou: "Oh, filha de Jerusalém! Eis que seu Rei se aproxima. Ele é justo e traz salvação; é humilde e vem montado num jumentinho".

O rei Davi explicou que o próprio Salvador saberia com antecedência que um de seus amigos íntimos, que comia junto com ele, iria traí-lo.

 
Jesus sendo chicoteado. Sob copyright.

Zacarias chegou a revelar que o preço da traição seria trinta moedas de prata.

Por intermédio do profeta Isaías, o ETERNO revelou que o Salvador seria chicoteado, e que cuspiriam no rosto dele.

Davi descreveu como ele seria morto. Disse que "os pés e as mãos do Salvador seriam perfurados, mas que nenhum de seus ossos seria quebrado",e que ele exclamaria: "Meu o ETERNO, meu o ETERNO, por que me desamparaste?"

   

e que ele exclamaria: "Meu o ETERNO, meu o ETERNO, por que me desamparaste?" Davi escreveu que os espectadores dariam risada e escarneceriam do Salvador, dizendo: "Ele acreditava que o ETERNO o libertaria".

Escreveu também que "os ossos do Salvador seria deslocados e que lhe dariam vinagre quando tivesse sede"; que os perseguidores do Salvador iriam "dividir entre si as vestes dele, e apostariam para ver quem ficaria com sua túnica".

Os pés de Jesus foram furados por pregos. Sob copyright.

   
Pessoas contemplaram Jesus pendurado na cruz. Sob copyright.

Isaías disse que as pessoas ficariam impressionadas quando vissem como o rosto do Salvador estava desfigurado por causa das torturas sofridas.

As profecias bíblicas afirmam que um dia os habitantes de Jerusalém, descendentes de Davi, "olhariam para o Salvador a quem transpassaram".

Tudo isto foi registrado nas Escrituras centenas de anos antes de o Salvador vir ao mundo.

   
 

TOPO

 

 

 

 

O nascimento de Jesus. Sob copyright.

10 - O Ministério de Yaohushua

Após 70 anos de cativeiro, o ETERNO permitiu que seu povo voltasse para Israel. Só um grupo pequeno decidiu regressar, mas tanto os judeus que voltaram como os que moravam em outros lugares continuaram a ser dirigidos por outras nações.

 

Quinhentos anos mais tarde, quando Roma governava Israel, dois jovens judeus, Maria e José, ambos descendentes do rei Davi, planejaram se casar. Mas antes que isso acontecesse, Maria ficou grávida por meio do Espírito Santo de o ETERNO.

Um anjo do Senhor apareceu a José num sonho e disse-lhe: "José, não tenha medo de aceitar Maria como sua esposa, pois o nenê que ela espera foi concebido por DEUS, em Espírito! Esta criança é o Filho dEle. Quando o menino nascer, você vai lhe dar o nome de "Yaohushua", que significa Salvador, porque Ele salvará seu povo de seus pecados".

O bebê Jesus. Sob copyright.

Maria and José. Sob copyright.

Tudo aconteceu exatamente como o profeta Isaías havia previsto: "O Senhor lhes dará um sinal: eis que uma virgem dará à luz um filho, e o nome dele será Emanuel, que significa "o ETERNO conosco".

José e Maria precisaram ir a Belém para participar da contagem do povo (senso) e pagar os impostos. Enquanto estavam lá, Maria deu à luz seu primeiro filho, que foi chamado de Yaohushua. Assim, como foi profetizado, Yaohushua nasceu em Belém, e era filho de um descendente do rei Davi.

   

À noite, naquelas redondezas, alguns pastores tomavam conta de seus rebanhos. Um anjo de o ETERNO apareceu, e a glória do Senhor brilhou ao redor dos pastores, que ficaram com muito medo. Mas o anjo disse: "Não tenham medo, pois tenho uma notícia maravilhosa para todas as pessoas. Hoje nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor".

O Bom Pastor. Sob copyright.
   

Jesus aprendendo. Sob copyright.

Yaohushua foi adquirindo conhecimento, e a graça de o ETERNO estava com ele. Yaohushua foi crescendo, tornado-se cada vez mais sábio e era amado por o ETERNO e pelas pessoas.

Quando Yaohushua estava com  30 anos, seu primo chamado João Batista começou a pregar e a batizar no deserto, dizendo: "Arrependam-se. Preparem-se para o Senhor".

   

João era o mensageiro que os profetas tinham dito que anunciaria a vinda do Salvador. Yaohushua foi até o rio Jordão para ser batizado por João. Quando João viu Yaohushua, ele anunciou: "Eis o Cordeiro de o ETERNO, que tira o pecado do mundo".

Após ter sido batizado, Yaohushua saiu imediatamente das águas. Os céus se abriram e a Glória de DEUS se fez presente e as testemunhas julgaram tratar-se de uma pomba que brilhara sobre Ele. E a voz de DEUS declarou: "Este é o meu filho amado. Estou muito feliz com Ele".

Yaohushua depois disto, passou 40 dias no deserto, e depois disto Satanás, que havia conseguido enganar Eva no Jardim do Éden, quis tentar Yaohushua - mas Yaohushua não pecou!

O batismo de Jesus. Sob copyright.

Jesus tentado por Satanás. Sob copyright.

Por fim, Satanás levou Yaohushua a um monte bem alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, com todas as suas riquezas, e prometeu: "Eu lhe dou tudo isto, se você se ajoelhar e adorar-me".

Yaohushua respondeu: "Fique longe de mim, Satanás, porque o ETERNO escreveu: 'Vocês adorarão o Senhor seu o ETERNO, e só a Ele servirão'".

  Jesus. Sob copyright.

Enquanto estava no mundo, Yaohushua, o filho de o ETERNO, viveu em forma de homem, e foi tentado do mesmo jeito que nós somos. Mas venceu toda forma de tentação... Se Ele venceu, nós venceremos, foi o que Ele disse!

   

Transformando água em vinho. Sob copyright.

Yaohushua mostrou de várias maneiras, incluindo a realização de incontáveis milagres, que era o Salvador prometido. Numa festa de casamento, ele transformou a água em vinho. Um dia ele curou um homem que era aleijado há 38 anos. Tudo isto com o poder que procedia de Seu Pai...

Um leproso - que precisava viver afastado de todo mundo - viu Yaohushua e, ajoelhando-se, disse: "O senhor pode me curar; é só querer.".

Yaohushua tocou no homem e falou: "Fique limpo". Imediatamente a lepra desapareceu.

Em outra ocasião, Yaohushua fez um cego de nascença enxergar.

Homem com lepra. Sob copyright.

Uma mulher, que sofria de uma doença que os médicos não conseguiam curar, tocou o manto de Yaohushua. Ele olhou para ela e disse: "Tudo bem, filha. Sua fé curou você. Vá em paz".

Inúmeras pessoas, com diferentes tipos de doenças, foram levadas a Yaohushua, e ele curou todas elas.

Homem aleijado. Sob copyright.

Yaohushua escolheu 12 homens judeus para que O seguissem. Ele lhes deu poder e autoridade sobre o mal. Os 12 discípulos foram enviados a pregar sobre o reino de o ETERNO e a curar os enfermos.

Yaohushua ficou conhecido por todos os lugares, e grandes multidões se juntavam para ouvir Seus ensinos e ser curadas também.

   

Certa vez, 5.000 pessoas se reuniram e não tinham o que comer. Yaohushua pegou o lanche de um menino - pão e peixe - e fez uma oração. O lanche do garoto foi multiplicado de modo milagroso; todas as pessoas foram alimentadas, e ainda sobraram 12 cestos cheios.

Mesmo assim, as pessoas continuavam pedindo mais provas de que Yaohushua tinha mesmo vindo de o ETERNO; e disseram: "Nossos antepassados comeram maná lá no deserto. Está registrado nas Escrituras que Ele mandou pão do céu para o povo comer."

Alimentando cinco mil. Sob copyright.

   
O Pão da Vida. Sob copyright.

Yaohushua respondeu: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca terá fome. Quem crer em mim nunca terá sede". Yaohushua disse que sofreria muito e seria desprezado pelos líderes religiosos; que seria morto mas ressuscitaria no terceiro dia.

Muitos líderes religiosos e políticos rejeitaram os ensinos de Yaohushua. No entanto, um deles, um fariseu (sacerdote) chamado Nicodemos, foi procurá-lo à noite, pois queria conhecer a verdade.

   

Yaohushua explicou-lhe: "Se a pessoa não nascer de novo, não poderá ver o reino de o ETERNO".

Nicodemos perguntou: "Como um homem pode nascer de novo se já é velho? Ele poderá entrar no ventre de sua mãe pela segunda vez e nascer de novo?"

Yaohushua explicou: "Quem nasce da carne é carne, e quem nasce do Espírito é espírito. Não fique admirado de eu ter dito que você precisa nascer de novo".

Nicodemos. Sob copyright.
   

Nicodemos perguntou: "Como pode acontecer isso?"

Yaohushua o repreendeu porque ele dava aulas de religião, mas não entendia as verdades espirituais. Então Yaohushua falou sobre o nascimento espiritual que se dá durante o batismo de uma pessoa (nascer das águas, sendo batizado em nome de JESUS) dizendo: " o ETERNO amou tanto o mundo que deu seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

   
Jesus vindo ao mundo para nos salvar. Sob copyright.

o ETERNO não mandou Seu Filho condenar o mundo, mas salvar o mundo.

A verdadeira condenação é a seguinte: a luz veio ao mundo, no entanto as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, pois faziam o que era errado. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não viverá, mas a ira de o ETERNO ficará sempre sobre ele."

Finalmente Nicodemos entendeu e creu.

   

A uma mulher estrangeira, Yaohushua disse: "Quem beber a água que eu dou nunca mais terá sede; dentro da pessoa, esta água se transformará num poço que jamais secará".

 

A mulher disse: "Eu sei que o Messias virá, e será chamado de Cristo. Quando vier, ele vai nos explicar tudo".

Yaohushua declarou: "Eu sou o Messias" e também explicou à ela que o Seu Pai é espírito e que é Santo!

Mais tarde, Yaohushua falou com outras pessoas: "Se alguém quiser me seguir, vai ter que negar a si mesmo. Qual é a vantagem se uma pessoa conseguir muitas riquezas neste mundo, mas perder sua vida eterna?

Mulher no poço. Sob copyright.
   

Cuidado! Não sejam gananciosos. A vida não é feita de bens materiais em grande quantidade. Onde estiver seus pertences, ali estará também o coração de vocês".

 
Sacerdote. Sob copyright.

Os sacerdotes principais e alguns líderes religiosos se reuniram para conversar: "Temos que fazer alguma coisa! Este homem está fazendo muitos milagres. Se deixarmos que continue, todo mundo vai acreditar nele, e os romanos vão tirar de nós o poder de controlar as pessoas".

Enquanto isso, Yaohushua ensinava com grande autoridade. Ele foi ao templo e expulsou as pessoas que ganhavam dinheiro vendendo  "perdão" para as pessoas, lá dentro, e disse-lhes:

"As Escrituras afirmam o seguinte: 'Minha casa é uma casa de oração, mas vocês a transformaram num covil de ladrões.'"

E ensinou dizendo: " A vontade daquele que Me enviou é que todos os que crêem no Filho tenham a vida eterna, e Eu ressuscitarei os que crêem. Mas alguns de vocês não crêem". Desde o começo Yaohushua sabia quem não cria nele e quem iria traí-lo.

No templo. Sob copyright.

As opiniões se dividiam a respeito de Yaohushua. Alguns líderes religiosos criam nele, mas por causa dos fariseus não confessavam isso publicamente, pois tinham medo de ser expulsos do lugar onde cultuavam. Preferiam agradar mais aos homens do que a DEUS

God is the Light. Sob copyright.

A maioria dos líderes religiosos viviam procurando um jeito de destruir Yaohushua, mas não conseguiam, pois o povo estava sempre ansioso para ouvi-lo falar.

Yaohushua continuava ensinando no templo, dizendo: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas tem a luz da vida."

Yaohushua disse a quem acreditava nele: "Se vocês viverem do jeito que estou ensinando, serão meus discípulos de verdade".

   

Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Se o Filho os libertar, vocês serão livres mesmo. Eu sou a porta. Quem entra por Mim será salvo. Eu sou o Bom Pastor. Minhas ovelhas conhecem a Minha voz, e Me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas nunca morrerão, e ninguém jamais as arrancará de minhas mãos".

   

Depois de passar três anos ensinando os discípulos, Yaohushua pediu que lhe trouxessem um jumentinho que nunca havia sido montado. Cristo subiu no animal e rumou para Jerusalém. Uma grande multidão se juntou a Ele. As pessoas se alegravam e, em voz alta, louvavam a o ETERNO pelas coisas poderosas que haviam visto.

Jesus montando no jumentinho. Sob copyright.
   

Todos louvavam: "Hosana! Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz na terra, e glória nas alturas".

Perto de Jerusalém, Cristo olhou a cidade e chorou porque seus habitantes ainda não O aceitavam como O Salvador prometido.

   
Judas. Sob copyright.

Satanás tomou conta de Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, e ele tramou com os principais sacerdotes e com os capitães da guarda como iria trair Yaohushua. Eles ficaram satisfeitos, e concordaram em dar a Judas 30 moedas de pratas pela informação sobre a hora e o lugar em que poderiam prender Yaohushua, sem que houvesse muita gente por perto.

Yaohushua sabia que havia chegado a hora de morrer e, então, reuniu os discípulos para a celebração da Páscoa judaica!

   

Enquanto comiam, Yaohushua pegou o pão, abençoou-o, partiu-o, distribuiu-o entre os discípulos e disse: "Peguem e comam. Isto é o meu corpo, que será entregue por causa de vocês. Façam isto sempre, para se lembrarem de mim".

Depois, Yaohushua pegou um cálice de vinho, orou agradecendo, e passou-o entre os discípulos; todos beberam. Yaohushua lhes disse: "Este é o meu sangue, sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados. Porém lhes digo que não beberei mais do fruto da vinha até o dia em que o beber junto com vocês no reino de meu Pai".

Discípulos celebrando a Páscoa. Sob copyright.
   
Fruto da vinha. Sob copyright. Yaohushua disse: "Não fiquem preocupados. Vocês crêem em o ETERNO; creiam também em mim. No reino de meu Pai há muitas mansões; vou preparar um lugar para vocês. Depois que tudo estiver preparado, voltarei e ai, onde eu estiver, vocês estarão comigo! Vocês sabem para onde estou indo e como chegarão até lá?".

Tomé perguntou: "Como podemos conhecer o Caminho, se não sabemos para onde o Senhor vai?"

   

Yaohushua respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém chega ao Pai a não ser por Mim".

Naquela noite, Yaohushua avisou os discípulos que haveria dificuldades pela frente. "Se as pessoas odiarem vocês, lembrem-se de que elas me odiaram primeiro. Quem me odeia também odeia o Pai."

   
 

TOPO

 

 

 

 

Crucifixion. Sob copyright.

11 - A Traição e a Crucificação

   

Depois daquela páscoa transformada em uma ceia, Yaohushua foi orar num jardim chamado Getsêmani. Os discípulos o acompanharam a um lugar afastado.

   

Depois de Yaohushua ter orado, os sacerdotes mais importantes, os capitães da guarda do templo e alguns líderes religiosos apareceram à sua procura. Judas, que havia acabado de comer com Yaohushua, liderava o grupo. Ele se aproximou de Yaohushua e deu-lhe o beijo da traição.

Quando Yaohushua se apresentou, dizendo "EU SOU", a multidão deu um passo para trás, caindo todos no chão pois este era o significado do nome de DEUS, Seu Pai!

Yaohushua deixou que O amarrassem e levassem à casa do chefe dos sacerdotes.

Jesus traído por Judas. Sob copyright.
   
O espancamento de Jesus. Sob copyright.

Depois de vendarem seus olhos, começaram a bater nele, perguntando: "Adivinhe: quem foi que bateu em você?"

No dia seguinte, bem cedo, Yaohushua foi levado a Pilatos, o governador romano, e a multidão foi atrás, Acusando-o: "Este homem está criando confusão entre nós".

Depois de interrogar Yaohushua, Pilatos disse aos sacerdotes, aos líderes e ao povo: "Este homem não fez nada para merecer a morte. Vou mandar que lhe dêem uma boa surra e depois o deixem ir embora".

   

Mas o povo gritava: "Crucifique-o! Crucifique-o!"

Para agradar o povo, Pilatos mandou que açoitassem Yaohushua com violência e que o crucificassem.

Coroa de espinhos. Sob copyright.
Jesus coroado com espinhos. Sob copyright.

Os soldados romanos, só para zombar de Yaohushua, enfiaram uma coroa de espinhos na cabeça dele, colocaram um manto sobre seus ombros e exclamaram: "Viva o rei dos judeus", e davam-lhe socos.

Depois, fizeram Yaohushua carregar a haste de uma cruz até o lugar chamado Calvário, também conhecido como Gólgota ou lugar da caveira.

Ali, no mesmo lugar onde muito tempo atrás o ETERNO pediu que Abrão sacrificasse Isaque, o filho amado, Yaohushua, o único e amado filho de o ETERNO, foi pregado numa cruz.

Enquanto o crucificavam, Yaohushua disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem".

Nailing Jesus. Sob copyright.
   
Soldados tirando sortes pela túnica de Jesus. Sob copyright.

Yaohushua foi crucificado entre dois ladrões. Os soldados pegaram suas roupas e tiraram sorte para ver quem ficaria com seu manto. Cumpriu-se, assim, a profecia de Davi.

As pessoas passaram três horas assistindo a tudo isso. Os líderes do povo zombavam de Yaohushua, dizendo: "Ele salvou os outros; que salve a si próprio, se for mesmo o Cristo, o escolhido de o ETERNO".

Então uma grande escuridão tomou conta da terra durante três horas, e cumpriu-se a profecia que dizia: "o ETERNO colocou sobre ele todos os nossos pecados".

   

Yaohushua clamou em alta voz: "o ETERNO meu, o ETERNO meu, por que Me abandonou?" Sabendo que tudo estava terminado, Yaohushua cumpriu mais uma profecia quando disse: "Tenho sede".

Os soldados, em zombaria, deram-lhe vinagre e disseram: "Se você é mesmo o rei dos judeus, desça daí".

Yaohushua experimentou um pouco do vinagre e exclamou: "Está consumado. Pai, em suas mãos entrego o meu espírito", e abaixando a cabeça, morreu.

Jesus morreu na cruz. Sob copyright.

   

Na mesma hora  o sol ficou escuro e a terra tremeu. O véu do templo se rasgou ao meio mostrando que op Verdadeiro Cordeiro morrera naquela quarta-feira!

Quando o capitão da guarda romana viu o que aconteceu, ele disse: "Este homem era mesmo o Filho de o ETERNO".

   
Jesus morto. Sob copyright.

Os soldados quebraram as pernas dos dois ladrões crucificados ao lado de Yaohushua para apressar-lhes a morte.

Cristo já estava morto, não tocaram em suas pernas. Um dos soldados, no entanto, furou um dos lados de Yaohushua, fazendo sair água e sangue.

O túmulo de Jesus. Sob copyright.

Dois cristãos, que é como ficou sendo conhecido os que aceitaram a Yaohushua  - José e Nicodemos - enrolaram o corpo de Yaohushua num lençol de linho com ervas aromáticas e foram sepultá -Lo. Os líderes judeus pediram que o túmulo fosse lacrado e guardado por soldados romanos.

 

TOPO

 

 

 

 

Eternidade. Sob copyright.

12 - Da Ressurreição à Eternidade

Três dias depois, no fim do sábado, houve um tremor de terra, e um anjo de o ETERNO retirou a pedra que fechava a entrada do túmulo. Os soldados romanos fugiram apavorados. Alguns seguidores de Yaohushua ficaram muito confusos quando foram ao túmulo e viram que a pedra havia sido retirada.

   

De repente, dois homens, com roupas muito brilhantes, apareceram e perguntaram-lhes: "Por que vocês estão procurando o vivo no meio dos mortos? Ele ressuscitou; não está mais aqui. Vocês não se lembram que Ele disse que seria entregue nas mãos de homens pecadores, seria crucificado e que no terceiro dia ressuscitaria?"

As pessoas então se lembraram do que Yaohushua havia dito.

Anjo. Sob copyright.

 

 

Na tarde do mesmo dia, Yaohushua apareceu no meio dos discípulos e disse: "Que a paz esteja com vocês".

Os discípulos ficaram aterrorizados, pensando que fosse um fantasma!

   
As mãos de Jesus. Sob copyright.

Então Yaohushua disse: "Olhem as minhas mãos e os meus pés. Toquem em mim e vejam. Fantasmas não são de carne e osso como eu sou". Tudo aconteceu exatamente do jeito que Eu disse, pois todas as coisas que foram escritas a Meu respeito na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos precisavam acontecer".

Yaohushua ajudou os discípulos entenderem as Escrituras, dizendo-lhes:

   

"Está escrito que o Cristo precisaria sofrer, e ressuscitar dos mortos no terceiro dia; e que o arrependimento e o perdão dos pecados, através do batismo,  deveriam ser anunciados, em Nome dEle, pelo mundo todo. Vocês testemunharam todas estas coisas".

Yaohushua apareceu a muitas pessoas, mostrando-lhes que estava vivo, e provando de modo bem claro, que havia ressuscitado. Ele deu uma ordem aos discípulos: "Preguem o Evangelho por todo o mundo".

   

Passados 40 dias, Yaohushua anunciou aos discípulos: "Vocês receberão o poder de Meu Pai e falarão de Mim às outras pessoas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

Enquanto os discípulos olhavam, Yaohushua foi elevado às alturas, e uma nuvem o cobriu. Dois homens vestidos de branco perguntaram-lhes: "Por que vocês estão olhando para cima? Este Yaohushua ,que foi levado ao céu, vai voltar do mesmo jeito que subiu".

Preguem o Evangelho por todo o mundo. Sob copyright.

   

Os seguidores de Yaohushua foram por todos os lugares, pregando e batizando em Seu Nome; falavam a todos que Cristo, o Salvador, havia ressuscitado dos mortos. Eles mostravam nas Escrituras que o pecado e a morte aconteceram por causa de Adão, mas que Cristo trouxe o perdão e a ressurreição.

   
Almas ascendendo ao seu no arrebatamento. Sob copyright.

Também explicavam que neste dia todos os que creram em o ETERNO e aceitaram Yaohushua como Salvador e Senhor, e já estiverem mortos, ressuscitarão e se juntarão aos que ainda vivem e todos irão se encontrarem com Yaohushua, nas nuvens, até a Jerusalém terreal!

Em suas vestes estará escrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Os Seus anjos O acompanharão e neste momento satanás será preso...

   

Yaohushua ficará em pé sobre o Monte das Oliveiras (exatamente como disse o profeta Zacarias) e Cristo estabelecerá o Seu Reino, reinando sobre toda a terra. No entanto, depois de mil anos, Satanás enganará as pessoas que nasceram durante este tempo, mais uma vez. Porém o ETERNO enviará fogo do céu para destruir todos os seguidores de Satanás.

Finalmente Satanás, o enganador, será jogado num lago de fogo e será exterminado de uma vez por todas.

Exército de Deus. Sob copyright.
   

Então todos os mortos, de todos os tempos que NÃO aceitaram a Yaohushua,  ressuscitarão e ficarão em pé diante de um trono branco, face a face com o ETERNO para receberem o seu castigo, o lago de fogo que os consumirá de todo. Também as pessoas cujos nomes não forem encontrados no Livro da Vida (nunca foram batizadas no nome de JESUS) serão jogadas no lago de fogo. Entre elas estarão as pessoas que foram batizadas em nome de três outros deuses pois não receberam o VERDADEIRO batismo que tem que ser em Nome de Yaohushua!

   
Julgamento do Trono Branco. Sob copyright.

Mas o povo de o ETERNO viverá com Ele num novo céu e numa na nova terra, agora refeita. E, o próprio o ETERNO enxugará de seus olhos todas as lágrimas. A morte, o sofrimento e o choro deixarão de existir. Também não haverá mais dor; todas estas coisas ficarão para trás. Não haverá necessidade de velas nem da luz do Sol, pois a glória de o ETERNO e do Cordeiro serão a luz. E eles reinarão para sempre e sempre.

A Árvore da Vida estará lá, e a maldição colocada sobre os seres humanos desaparecerá.

   

Yaohushua disse: "Venham a Mim todos os que têm sede e bebam livremente da água da vida. Eu voltarei logo. Quem obedecer as minhas palavras será abençoado.

Quem obedecer minhas palavras e crer naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não será condenado, mas já passou da morte para a vida".

Você acabou de ouvir a história de o ETERNO.

Água. Sob copyright.
   
 

TOPO

 

 

 

 

Deus criou um paraíso para nós e um dia irá restaurá-lo. (Foto sob copyright)

13 - O que Isso Significa para Você?

Como você viu, o ETERNO, o Criador e Doador da vida, preocupa-se conosco. Você também pode conhecê-Lo e descobrir o plano maravilhoso que Ele tem para você.

Mas o ETERNO é santo, e Ele nos impõe algumas condições. Ele quer ser adorado como o único o ETERNO de sua vida. Do mesmo modo que Adão e Eva deixaram de confiar em o ETERNO e pecaram, também pecamos ao tentar viver sem Ele.

A Bíblia diz que mesmo que você cumpra todos os mandamentos de o ETERNO, continua sendo pecador, e culpado diante dele.

Você nunca alcançará o padrão de santidade de o ETERNO, mesmo sendo muito religioso ou caridoso. Você estará perdido, se separado dele.

Mas o ETERNO entende sua incapacidade, e ama tanto você que mandou Seu Filho sofrer e morrer por seus pecados. A Bíblia diz que "o salário do pecado é a morte, mas o presente de o ETERNO é a vida eterna por meio de Yaohushua, nosso Senhor".

A salvação é um presente. Ninguém jamais vai se orgulhar de poder comprá-la com boas obras.

No capítulo 3 do evangelho de João, lemos que Yaohushua disse a Nicodemos que ele precisava nascer de novo para ter a vida eterna. Você também tem que nascer espiritualmente para fazer parte da família de o ETERNO. o ETERNO é espírito, e você não pode comunicar-se com Ele enquanto não tiver a mesma natureza espiritual.

Borboleta. Sob copyright.

 

 

Se você quer ser filho de o ETERNO, e quer aceitar Yaohushua como o seu Salvador, converse com o ETERNO neste instante. Você pode orar assim:

   

Querido CRIADOR,

Reconheço que sou pecador e que me rebelei contra o Senhor. Obrigado por mandar Yaohushua morrer na cruz e receber o castigo pelos meus pecados. Quero que Ele entre em minha vida e seja meu Salvador e Senhor. Obrigado, Yaohushua, por entrar em minha vida.

Amém.

   

Se você fez essa oração com sinceridade em seu coração, reconhecendo ser um pecador que precisa da ajuda de o ETERNO e não pode fazer nada para evitar o castigo que pesa sobre você, pela graça de o ETERNO você foi salvo da punição eterna. A Bíblia diz que os anjos se regozijam quando alguém se volta para o ETERNO. Assim, nesses momento eles estão se regozijando por sua salvação. E um dia, o ETERNO prometeu, você irá viver para sempre com Ele.

Se você fez esta oração, e quer saber mais sobre o ETERNO, deve fazer três coisas:

 
  • falar sempre com o ETERNO em oração,
  • ouvi-Lo por meio da leitura de sua Palavra, a Bíblia
  • encontrar uma igreja onde as pessoas amem a o ETERNO e sua Palavra. Assim você O conhecerá cada vez mais.
Bíblia. Sob copyright.
   

Se você deseja receber mais informações sobre onde encontrar uma igreja que realmente ensine sobre Yaohushua e que não seja mais uma concorrente à igreja que Ele próprio fundou, entre em contato conosco pelo e-mail abaixo!

   

 

TOPO

 

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.